(12) 3632-3433 | comercial@diconcondominios.com.br

Como economizar água no condomínio?

Economizar água no condomínio ou consumir esse bem universal de uma maneira mais racionalizada pode levar a uma significativa redução do valor da conta de água todo mês.

Além disso, trata-se de uma iniciativa sustentável extremamente importante, pois evita a escassez pelo desperdício, infelizmente tão comum em nossa cultura.

Existem medidas que podem ser tomadas pelo condomínio, algumas mais simples e imediatas, enquanto outras requerem uma avaliação mais aprimorada por parte dos condôminos.

Veja, a seguir, 7 ideias que poderão fazer a diferença no seu condomínio e avalie o que pode ser aplicável no seu caso. Acompanhe!

1. Inicie um trabalho de educação para economizar água

Promova, por meio de cartazes e comunicados aos condôminos, um trabalho de educação para a economia de água. Existem materiais prontos para isso disponíveis em alguns sites de concessionárias de abastecimento de água.

Dê um destaque especial para a redução do valor da conta e para o aspecto sustentável da iniciativa.

Além disso, a educação para a economia é uma boa maneira de fomentar hábitos de convivência por interesses comuns entre vizinhos.

2. Considere a perfuração de um poço no condomínio

Faça um orçamento para a perfuração de um poço no condomínio e projete o tempo de amortização do investimento. Depois, apresente os resultados para os condôminos e considere a apreciação, principalmente quando se tratar de reforma nas instalações do condomínio.

Quando o prédio dispõe de uma assessoria na gestão condominial, iniciativas como essa podem ser bem mais agilizadas.

3. Proponha a individualização das medições de consumo

Consulte a concessionária de água de sua cidade sobre os custos para a individualização das ligações, com a instalação de um hidrômetro para cada unidade residencial.

Posteriormente, apresente os resultados obtidos para os moradores, propondo a individualização. Esse sistema facilita o controle do uso de água e pode servir de incentivo para que os condôminos façam uma boa economia.

4. Capte água da chuva para uso em jardins e calçadas

Avalie a construção de reservatórios para a captação de água da chuva. A água reservada poderá ser utilizada para a lavagem de calçadas e outras áreas comuns, assim como para regar os jardins do condomínio.

5. Implante uma campanha de verificação de vazamento

Vazamentos não são ocorrências incomuns. Faça uma avaliação geral nas instalações do condomínio.

Promova uma campanha para a verificação nos apartamentos, encaminhando comunicado aos condôminos, afixando cartazes nos elevadores e quadros de avisos e apresentando as ideias nas assembleias.

Elabore um prospecto (muitas concessionárias disponibilizam esse material) para orientar os moradores sobre como proceder para identificar vazamentos. Distribua o documento como parte da campanha.

6. Adote vassoura para as limpezas e regador para os jardins

Outra medida muito simples e imediata que ajuda a economizar água no condomínio é adotar o uso de vassouras e regadores.

Utilize uma vassoura no lugar da mangueira para eliminar a sujeira das calçadas.

Adote o uso de regadores para os jardins e grandes vasos externos, quando houver.

E tanto para lavar as áreas externas quanto para irrigar as plantas dos vasos e jardins, faça uso da água da chuva que for reservada.

7. Controle os gastos com psicinas

Se o seu prédio tiver piscina, considere duas medidas essenciais para racionalizar o uso de água e, assim, garantir uma significativa economia em seu condomínio:

Cubra a piscina
Uma cobertura de lona plástica sobre a piscina reduz significativamente as perdas por evaporação. Assim, há menos necessidade de água para ser reposta.

Limite o uso da piscina
Proponha que os moradores usem a piscina apenas nos finais de semana. Essa medida pode trazer uma grande economia de água para o condomínio todo em longo prazo.

Com essas 7 dicas para economizar água no condomínio, você agora está pronto para dar início a uma iniciativa ambientalmente recomendável, assim como para reduzir as despesas incluídas na conta do condomínio todo mês.

Este conteúdo foi útil para você? Então compartilhe o post com os seus amigos nas redes sociais!


(c) 2021 • Todos os direitos reservados